Header Ads

O Pai Nosso não é uma oração qualquer


Mas vós orareis assim (Mateus 6.9)

O Pai Nosso não é uma oração qualquer. Foi a oração ensinada pelo Filho. Ninguém que pisou este mundo conhecia o coração do Pai como Ele. Jesus sabia exatamente como funciona o Universo e nossa relação com Deus. Por isso, sua oração é mais que um modelo. São princípios profundos Daquele que conhece todas as coisas. Podemos colher riquíssimos ensinamentos de cada ideia, de cada palavra e frase.

Ela começa com Deus, com o Pai. Ele é o Primeiro, Ele antecede a tudo. Este é o seu lugar. Temos aprendido orações cuja primeira coisa que fazemos é pedir algo para nós mesmos ou para os nossos. A equação tem sido invertida e ao invés de Deus Primeiro temos tido o “eu”. O primeiro princípio nos ensina a colocá-Lo antes de tudo.

Segundo ponto. Ainda não somos nós ou nossas necessidades. É o Reino e a Vontade Dele. Há uma Ordem divina, perfeita, permanente e eterna além e acima dessa nossa ordem humana, pecaminosa e decadente. Esta Ordem, o Reino de Deus, é muito mais importante do que todos os nossos planos e projetos. Mesmo que seja difícil conceituar o que é o Reino de Deus, seu estabelecimento traz a vontade de Deus ao mundo. Amar, viver, sofrer e trabalhar pelo Reino é o segundo princípio. Que o Reino de Deus triunfe sobre tudo.

Por fim nossas necessidades, porque Deus não as ignora. É Ele Quem supre todas elas. Ele nos sustenta. Confiar Nele para nos suprir é outro princípio desta oração.

O quarto princípio é o perdão, de Deus para nós e de nós para outros. Sem perdão a graça de Deus não flui, sua comunhão não se manifesta e a amargura destruidora reina. Vida sem perdão é vida sem salvação e graça. Precisamos pedir perdão e perdoar continuamente.

Por fim, neste mundo mal precisamos do livramento divino. Não apenas do mal que nos fere, mas do mal que praticamos. Nosso livramento está Nele e por isso nosso clamor contínuo deve se dirigir a Ele, pois só Ele impedirá que nosso mal e o mal no mundo nos destrua.

Mais do que uma oração, são lições que nos ajudarão a viver agradando Aquele que nos amou e nos salvou. Seja feita Sua vontade. Na terra, em nós e em tudo.

Eguinaldo Hélio de Souza

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.