Header Ads

A religião pode nos afastar de Deus


"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139.23-24)


A vida que se estabeleceu em nosso mundo é promotora de um distanciamento natural entre nós e Deus. E distantes de Deus nos perdemos de nós mesmos. Já não temos muita clareza sobre quem somos, o que gostamos, o que esperamos da existência, o que nos satisfaz. E aí nos magoamos enquanto tentamos nos realizar. Na busca por satisfação, por nos sentir bem e felizes, corremos risco de reduzir nossas chances, maculando nosso valor. Nosso mundo não apenas nos afasta de Deus, mas também das pessoas, e isso só agrava nosso desconhecimento de nós mesmos.

Para nosso afastamento de Deus temos a religião, em que corremos o risco de resumir Deus a ritos e eventos. Corremos o risco de localizar Deus em momentos e lugares específicos e de perde-lo de vista nos demais. Corremos o risco de crer mais em Deus quando estamos no templo. Talvez por isso cantemos, sem avaliar; “eu marquei um encontro com Deus, neste santo lugar de oração”. Se não tivermos cuidado, nossa religiosidade transforma nossa vida com Deus numa relação com dia, hora e local marcados, e dependente da uma liturgia. Para nosso afastamento das pessoas temos as redes sociais e as máscaras. As primeiras são uma novidade, as segundas não. Não mostramos a verdade sobre nós, seja virtual ou presencialmente. A encobrimos com diversos artifícios, da roupa à expressão facial, das respostas que damos ao silêncio que guardamos. Tudo com o propósito, consciente ou inconscientemente, de impedir que o outro veja, ouça e perceba a verdade sobre nós.

A vida cristã é um chamado a revermos tudo isso. É um chamado para ressignificarmos o templo e tudo que o envolve. As redes sociais e o modo como lidamos uns com os outros. Fomos criados para a verdade, não para a falsidade. Fomos criados para o relacionamento com Deus e com as pessoas. Precisamos nos relacionar profundamente com Deus para recuperar a vida que perdemos. Precisamos nEle e com a ajuda dEle, nos redescobrir. Nele encontramos a verdade que tanto nos faz falta. Com Ele experimentamos, ainda que no ritmo lento de um aprendiz limitado, os verdadeiros caminhos que conduzem à vida que tanto necessitamos. Deus sabe a verdade que ignoramos sobre nós mesmos. Deus nos ama. Ore com mais fervor pedindo a Deus a benção de conhecer melhor a si mesmo. Isso é fundamental para que seja melhor um dia. Viva com Deus diariamente e não apenas em momentos especiais. Será no cotidiano e na rotina que Deus guiará você pelo caminho eterno.

ucs

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.