Header Ads

Sem perdão não há liberdade


"Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” (João 8.37)

Ser livre é um grande desafio. Quando é que somos realmente livres? Augusto
 Cury faz algumas afirmações muito pertinentes sobre as características da vida de uma pessoa livre. Há três aspectos em suas afirmações que gostaria de dividir com você. Primeiro, uma pessoa livre é alguém que não é escravo das culpas do passado. E da perspectiva da fé cristã, isso só acontece verdadeiramente por meio do perdão. Sem perdão não há essa liberdade. Todos somos pecadores e nenhum de nós tem uma biografia isenta de erros. E não se trata de esquecer ou deixar para lá o erro cometido, mas de ser perdoado. Não somente isso, mas também de perdoar, pois ressentimentos, mágoas e ódio ou rancor também nos aprisionam ao passado.

Segundo, uma pessoa livre é alguém que não teme o futuro. Na perspectiva cristã, o que nos dá segurança para não temer o futuro é a certeza do cuidado de Deus. É saber que estamos em Suas Mãos e não importa o que aconteça, Ele sempre estará conosco. É isso que torna o futuro algo a não ser temido. Alguns não temem o futuro por nem mesmo pensarem nele, mas isso é tolice. Nas Mãos de Deus podemos seguir confiantes para p futuro. Terceiro, ser livre é equilibrar-se entre pensar e sentir. Às vezes somos apenas razão, o que nos faz frios, calculistas. Às vezes somos apenas coração, o que nos faz insensatos. Ser livre é proteger a razão com a emoção, e a emoção com a razão: sabedoria! Somente o temor a Deus nos dá sabedoria para agirmos assim.

Quem de nós é capaz de sustentar sozinho a própria liberdade? Não seremos verdadeiramente livres sem a presença e a graça de Cristo. Verdadeiramente, apenas se o Filho nos libertar é que seremos livres. Nele temos o perdão, a segurança e a sabedoria para viver como pessoas livres, apesar dos pecados, das circunstâncias indesejadas e das incertezas dessa vida. E mesmo diante de nossa falta de equilíbrio para agir com sabedoria, somos ajudados pela presença bondosa de Deus. Jesus é o nosso Libertador e sem Ele, qualquer liberdade será menor do que precisamos e durará menos do que gostaríamos. Senhor Jesus, queremos ser livres em Ti!

ucs

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.