Header Ads

3 dicas (que funcionam) para quebrar o silêncio com seu filho adolescente

Conversar com os filhos às vezes se torna sinônimo de divergências e conflitos e você sente dificuldades de se comunicar com eles?

Nossos filhos hoje vivem em um tempo diferente do que vivemos e suas conexões também são diferentes. Quebrar o silêncio com o seu filho é a sua responsabilidade.

Vou lhe dar três dicas para voltar a se comunicar de forma saudável com o seu adolescente:

Os adolescentes possuem anseios que precisam ser compreendidos pelos pais.

Respire, seja paciente nessa etapa da vida do seu filho, ele precisa saber que você o entende.

1. Respeite a cultura do seu filho

É preciso compreender que iniciar diálogos com críticas ou ofensas faz com que a comunicação entre vocês sofra um grande bloqueio. É necessário saber começar uma conversa com seu filho. Agressividade é um fator que afasta a ligação.

Jovens na adolescência podem ser inseguros, imaturos ou impulsivos demais e entender que esse comportamento é intrínseco e faz parte dessa fase, é fundamental para a retomada do diálogo entre você e seu filho adolescente.

2. Seja criativo

Somos ensinados que errar, tentar coisas novas e pensar diferente é errado e assim, nossa criatividade vai ficando de lado. Mas é indispensável possuir um instinto criativo na hora de lidar com seu filho adolescente.
Busque abordar assuntos, compartilhar histórias e ter uma conversa com ele de forma criativa e diferente.

Quebrar o silêncio procurando formas alternativas e variadas de instigar ao diálogo é um grande passo para iniciar uma relação mais próxima entre você e seu filho.

3. Provoque seu filho de forma saudável

Provocações na maioria das situações soam como uma atitude ruim, mas saber provocar de forma saudável pode ser o início de um novo ciclo na comunicação entre você e seu filho adolescente.

Desperte o interesse do seu filho de se comunicar, dê atenção aos seus assuntos e mostre originalidade para buscar em seu filho o fascínio em se abrir com você. Seja você mesmo na sua melhor versão e o conquiste.

Por Jhonatan Krupzack
Pastor, Professor, Palestrante, Coaching, Analista Comportamental, Trainer do Curso Pais para toda Vida e claro... Pai de 5 Filhos, sendo 3 Adolescentes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.